O Que Faz um Consultor de Marketing Digital?

O consultor de marketing digital é, nos dias de hoje, um dos profissionais mais importantes para o crescimento das empresas que precisam estar presentes na internet para sobreviverem no mercado.

Seja qual for o tipo de empresa, online ou física, para vencer a concorrência e conquistar seu lugar ao sol, precisará ter uma presença online sólida.

O crescimento do marketing digital e a consolidação da internet e de dispositivos que permitem a conexão durante as 24 horas do dia, empresas e prestadores de serviços que não estejam online ficarão para trás.

Certa vez Bill Gates disse: “Em alguns anos existirão apenas dois tipos de empresas: As que fazem negócios pela internet e as que estão fora dos negócios”.

Essa frase pode parecer pragmática demais, mas se analisarmos o mercado de marketing atual, percebemos que isso já acontece.

É por isso que cada vez mais o mercado precisa dos melhores profissionais de marketing que conheça estratégias e práticas para afirmação do branding e também para alavancar vendas.

 

QUEM É o Consultor de Marketing Digital?

consultor de marketing digital

O Que Faz Um Consultor de Marketing Digital?

Quando falamos de um plano de marketing digital normalmente falamos de uma equipe, onde cada pessoa é responsável por uma parte do trabalho.

Isso porque é imperativo que a empresa/empreendedor esteja presente nas redes sociais, que possua estratégia de e-mail marketing, que crie campanhas de vendas e de promoção da marca, e dificilmente um único especialista em marketing daria conta de todo trabalho.

Nessa equipe de profissionais, o consultor é aquele que tem a visão do todo, que conhece as maneiras para melhorar a presença da empresa na internet, e que traça o plano para que isso aconteça.

Dentro desse plano estão as ações que serão necessárias para que essa presença aconteça, e é aí que entram os profissionais de cada área, redatores, especialistas em SEO, gerentes de redes sociais, etc.

A partir do plano de marketing digital que for elabora pelo consultor, é que a empresa decidirá como implantar e como fazer para ter a mão de obra necessária para fazer tudo acontecer.

 

Quais São as Tarefas do Consultor em Marketing Digital?

Como falamos acima o consultor de marketing digital é o que conhece a situação geral, sabe qual é o ponto de partida e qual o caminho que precisa ser percorrido para chegar aos resultados desejados.

Dessa forma, podemos dividir as ações desse profissional em 5 passos básicos:

 

1 – Análise da Situação Atual

O consultor de marketing digital fará uma análise da situação atual da empresa perante o marketing digital. Com essa análise prévia ele conseguirá saber o que já existe em termos de estratégia de marketing e o que precisará ser implementado. Também, a partir desses dados iniciais ele conseguirá descobrir quais as melhores estratégias para atingir os resultados desejados.

 

2 – Análise da Concorrência

É muito importante saber o que o concorrente está fazendo e como está se posicionando, principalmente em nichos de mercado muito concorridos. Essa análise permitirá que o consultor de marketing digital trace planos para levar a empresa a um patamar melhor que de seus concorrentes.

Aqui também cabe levantar quais são as estratégias que estão colocando essas empresas em evidência.

 

3 – Traçado do Plano de Marketing

Depois de analisar a situação atual da empresa e como está sua concorrência  é hora de traçar o plano de  marketing adequado. Aqui o profissional de marketing detalhará as estratégias, indicando também as ações que precisarão ser feitas para o plano dar certo.

Cabe aqui a indicação de aquisição de ferramentas de marketing, caso a empresa ainda não possua, e também uma explicação detalhada de cada ação e os resultados que deverão ser alcançados.

 

4 – Detalhamento das Ações Necessárias

Dentro desse quesito é importante que o consultor detalhe as ações, pois na maioria dos casos não é ele que executará esses serviços. Assim, se a empresa possuir a mão de obra, ela será orientada para executar o plano de  forma correta.

Esse detalhamento deve conter também o cronograma de implantação, para que as ações não se percam, e o plano de marketing possa ser executado o mais rápido possível.

 

5 – Análise das Métricas de Resultados

A partir da execução das ações e com o plano funcionando, é hora do consultor de marketing digital analisar o que está dando certo, e também ajustar o que não está surtindo os efeitos desejados.

A partir das análises ele saberá se é hora de incrementar o plano, ou criar algo mais agressivo para melhorar os resultados ainda mais. Tudo isso baseando-se no que a empresa deseja obter com essa estratégia (mais prospectos, mais vendas, ou apenas fortalecer a marca).

Como deu para perceber o consultor é uma figura importantíssima nos dias de hoje, onde praticamente o público de todos os nichos de mercado se encontra online.

Atualmente, ter uma presença efetiva dentro da internet é imprescindível para que a empresa continue ativa e  crescendo.

 

O Que Faz um Consultor de Marketing Digital? [VÍDEO]

 

Gostou Deste Artigo? Leia Também:

O Que Faz um Consultor de Marketing Digital?
5 (100%) 2 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *